Como tudo começou
Nosso esporte de hoje é uma tremenda evolução das geniais idéias dos irmãos franceses Dominique & Bruno Legaignoix.
No começo a intenção era desenvolver velas mais finas para um futuro barco; a partir disso o kite veio como uma extensão natural das velas tradicionais. O BirdSail também inspirou eles, alguma coisa entre o windsurf e o kite.
O BirdSail foi patenteado por eles, e começou a ser fabricado pelo também francês Roland Le Bail em1982.A intenção é ‘decolar’ o velejador para cima da água, permitindo saltos mais altos e longos que o do windsurf tradicional -mas uma limitação no projeto impedia o uso em ventos mais fortes.
No meio de várias idéias, o projeto final nasceu de uma forma lógica e que a partir daí revolucionou o mundo dos esportes: uma prancha, uma pipa.
O primeiro modelo foi feito com 7 pequenas pipas de 0,5 m2cada, controlado por uma barra de fibra. A ‘pilha” de kites era montada em série, uma depois da outra!
Depois de meses de trabalho, perceberam que uma única pipa era mais eficiente que um conjunto delas, e desenvolveram uma estrutura inflável para dar forma à ‘asa’, conseguindo redecolar na água sem ajuda de outros.
Ao longo do tempo eles vão aprimorando o conceito, tornando como prioridade a redecolagem do kite na água, dar saltos usando o vento, realizar o velejo contra o vento assim como aumentar a velocidade de velejo.Convencido de terem em mãos um conceito com forte potencial, os irmãos Legaignoux solicitaram sua primeira patente sobre a asa com estrutura inflável em 16 de novembro de 1984.
Foram inúmeros testes. Eles fabricaram muitos protótipos com áreas que variavam de 5-17 m2 com diferentes proporções aerofólios.
Convencidos de terem em mãos um conceito com forte potencial, os irmãos Legaignoux solicitaram sua primeira patente sobre a asa com estrutura inflável em 16 de novembro de 1984.
Nessa época o mercado de windsurf acabará de atingir seu auge. Todos empresários consideravam o windsurf como esporte como a final. Assim sendo os irmãos Bruno e Dominique não obtiveram apoio de empresas do segmento de vela para lançarem o novo esporte, kitesurf.
Quando a foto abaixo foi tirada no campeonato mundial de windsurf, o vento era muito fraco para os windsurfistas velejarem. Sendo os irmãos franceses os únicos a conseguir isso com par de esquis, e com um vento de menos de 5-6 nós de vento.

Foi na República Dominicana, Cabarete que as pessoas começaram a praticar o Kitesurf. Muitos acidentes pela falta de sistema de segurança aconteceram, porém graças ao avanço e a tecnologia hoje podemos curtir um bom velejo de boa!
Esse video abaixo tem imagens ótimas dos primeiros modelos de kite, está apenas em francês, mas as imagens são incríveis!
0 Comments